domingo, 4 de março de 2012

Desvios na Coluna. (Post importante)

Oi gente!

Então, hoje venho informar e desabafar ao mesmo tempo.
O assunto vcs já viram no título, e quero alertar vcs sobre isso.

Sempre tive uma postura horrível. SEMPRE!
As pessoas me diziam que eu andava muito corcunda, e teve uma época que eu queria mudar.
Procurava andar sempre retinha, mas com isso, a minha parte lombar (a de baixo) ia totalmente pra frente. Com isso, eu andava com as pernas lá na frente do corpo (era horrível) pra tentar manter a parte de cima (dorsal), reta.

Ano passado, eu sentava todos os dias na escola (todos mesmo!), no canto direito da sala, com a cadeira encostada na parede, era costume já!
Assim, eu sentava curvada pra frente, e como cansava, eu procurava encostar minhas costas no apoio da cadeira (aquele troço de trás, pras costas mesmo), e inclinava minha cabeça pro lado, pra poder encostá-la na parede. Era a posição mais confortável. Depois de um tempo, minha mãe notou que meu ombro era caído, e todos passaram a perceber também;

Então vamos às informações:


A Lordose (Hiperlordose) é o desvio postural em que a parte lombar da coluna vertebral (a parte de baixo), é exageradamente para dentro, como podem ver na imagem. A pessoa com esse desvio costuma andar muito empinada, ou com a parte de baixo mais pra frente, e como a coluna fica pra dentro, ele meio que empurra a barriga da pessoa, fazendo com que ela fique com aparência de inchada.

A Escoliose é o desvio postural em que a coluna vertebral é desviada para os lados, como podem ver na imagem. É facilmente notada nos ombros (um mais baixo ou mais alto que o outro), na cintura (pode ter desigualdade nos lados), nas pernas da pessoa (uma pode parecer maior ou menos que a outra), e, obviamente, na coluna, percebendo que a pessoa é torta pros lados. Mas cada caso é um caso.

A Cifose (Hipercifose) é o desvio postural em que a parte dorsal (de cima) é exageradamente para forma, formando o aspecto  "corcunda". Além de a pessoa parecer um pouco mais baixa do que é, resultado do aspecto corcunda.

Bom, notando esses aspectos que eu disse no início do post, fiquei super preocupada e procurei um ortopedista. Depois de muito esperar, fazer Raio-x... tive a notícia. Tenho todos os três tipos de desvio!

O ortopedista disse que é pequeno o grau dos três, mas como a quantidade de desvios é grande (tenho todos os 3 possíveis, né!), terei que fazer 10 sessões de fisioterapia, e 20 de RPG (Reeducação Postural Global), e se piorar ou não der resultado, terei que usar o colete!

O Colete: 

  

Ele se chama Colete de Milwaukee, e tem uma função importantíssima de manter a pessoa com postura (obrigatoriamente!).
Bom, vcs devem tá achando que eu tô com muito medo de ter que usar e tal... mas não!
Gente, podem me chamar de maluca, de tudo, mas tô quase pedindo pra usar, porque ele me ajudaria bastante. Está sendo uma batalha diária pra mim tentar ter postura sozinha, além do mais percebi que mesmo tentando sentar e andar reta, eu estou o fazendo da maneira errada! Eu imaginava sim, que tinha Cifose, e a escoliose também por causa do ombro caído, mas a Lordose me pegou de surpresa! 
Ao mesmo tempo que eu tento andar com a parte de cima reta, e da baixo piora, pois fico com ela pra dentro, tentando alinhar a parte de cima. Têm sido muito difícil pra mim, tenho sentido dores terríveis, já até chorei de dor na frente das pessoas. 

Espero que quando eu começar as fisioterapias, isso melhore!
Orem por mim, gente! Por favor...!

Vou acompanhar meu tratamento escrevendo no blog, muitas meninas me inspiraram, um dia faço um post sobre elas, mas prometo que vou continuar postando outras coisas como sempre, não vou falar só de coluna, não! Se eu tiver que usar o colete, vou mostrar as meninas lindas que eu encontrei na net, que usam também =)

Mas é isso, se policie gente, quando vcs perceberem que estão sentando, andando e deitando da maneira errada, se corrija na hora. Pois no momento que isso virar hábito, as consequências vão ser horríveis depois!

Espero que tenham gostado do post. Até o próximo. Beijos!

7 comentários:

  1. É um problema muito sério flor, eu vou começar a me endireitar é difícil ainda mais para os jovens. Cindy eu tenho certeza que você vai conseguir eu estou torcendo por você amiga.

    Beijos
    @tudodmenina
    tudodmenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi flor,eu tinha hiperlordose (nas pernas).Mas fiz fisioterapia.Passa lá no blog?Bjs
    http://ilovecantores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minha filha tem o mesmo problema que voce tem gatinha.Ela comecou o tratamento aos nove anos d idade e parou as dez por causa de bule na escola.Hoje com doze anos depois de muitas conversas consegui convence-la que apesar de usar um colete nao muito bonito ela e mil vezes mais linda que as mulecas que a incomodava.Va em frente boneca que futuramente voce estara mais linda que nunca,nao desiasta linda!Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Minha filha tem o mesmo problema que voce tem gatinha.Ela comecou o tratamento aos nove anos d idade e parou as dez por causa de bule na escola.Hoje com doze anos depois de muitas conversas consegui convence-la que apesar de usar um colete nao muito bonito ela e mil vezes mais linda que as mulecas que a incomodava.Va em frente boneca que futuramente voce estara mais linda que nunca,nao desiasta linda!Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, muito emocionante e história da sua filha; Forças pra ela! =)

      É isso aí, temos que nos tratar mesmo. No meu caso, ainda não é necessário colete, mas estou fazendo RPG, e estou bem melhor, pelo menos de postura.

      Excluir
  5. Minha filha tem o mesmo problema que voce tem gatinha.Ela comecou o tratamento aos nove anos d idade e parou as dez por causa de bule na escola.Hoje com doze anos depois de muitas conversas consegui convence-la que apesar de usar um colete nao muito bonito ela e mil vezes mais linda que as mulecas que a incomodava.Va em frente boneca que futuramente voce estara mais linda que nunca,nao desiasta linda!Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir