sábado, 15 de dezembro de 2012

Como começar (e manter!) um diário





Todos nós gostamos de compartilhar nossas histórias e momentos com outras pessoas, mas também é muito legal quando conseguimos passar isso pro papel, podendo guardar de recordação pra toda a vida.


Muita gente tem dificuldade pensa em escrever um diário; A pessoa compra o mesmo, escreve nos primeiros dias, e com o tempo vai ficando com preguiça... quando vai ver:  já até esqueceu que tem um!
Se identificou?

Bom, em 2009 eu ganhei uma agenda do meu tio, e decidi que iria escrever nela no próximo ano. Passei o ano novo numa casa de praia, mas levei o diário. Escrevi nos primeiros dias... e nos outros também! Quando fui perceber... chegou dia 31 de dezembro e eu tinha escrito em TODOS os dias do ano! \o/

Ano passado ganhei uma agenda da minha prima, e tomei a iniciativa de escrever esse ano também, só que com um diferencial: eu escreveria ele TODO em inglês!
E estou conseguindo, já está chegando 2013 e escrevi todos os dias até hoje. =D

Querem saber algumas dicas para manter um diário? Aí vão:



1- Personalize seu diário:
Se você comprar uma agenda comum, personalize-o de acordo com sua personalidade, decore com fotos, coisas criativas... Vai ser mais difícil você esquecer que tem um, porque ele vai ficar tão bonito e atrativo, que você vai lembrar dele com mais facilidade.

2 - Escreva coisas interessantes:
Tudo bem que não é todo dia que vão acontecer coisas super empolgantes (se for como eu, isso vai ser raro, hihi), mas ninguém merece anotar tuuudo o que acontece né? Por exemplo, você não precisa escrever o que almoçou, ou que foi na padaria (a não ser que tenha acontecido algo interessante lá). Entenderam? Imagina vocês pegarem pra ler seus diários daqui a alguns anos e só tiver essas coisas bobas que nem você mesma vai se interessar...

3- Escreva na hora de dormir:
Jantou, tomou banho, escovou os dentes e foi pra cama? Hora de escrever no diário! Essa é a melhor hora, afinal, provavelmente não vai acontecer mais nada de tão interessante depois disso, e você vai poder anotar direitinho como foi o seu dia.

4- Não fique mais de 3 dias sem escrever:
Uma coisa é certa: nem todo santo dia você vai estar com disposição pra escrever. Ainda mais se estiver com sono, com preguiça... Realmente não dá pra escrever todos os dias, então é perdoável deixar passar um ou dois. Mas como o negócio é deixar o diário completo, você vai precisar depois escrever nos dias que faltaram. Então é bom que não deixe passar mais de 3 dias, porque vai ser difícil de lembrar o que aconteceu nos dias anteriores.


5- Seja organizada (pelo menos no diário rsrs):
Marque os lugares que você tem pra ir, as provas e trabalhos da escola... provavelmente vai ter um calendário na sua agenda, é raro não ter, então marque as datas importantes, as datas "daqueles dias"... Você vai se organizar de uma forma legal =)



As desvantagens? Alguém pode ler!
Mas..............
Se você souber uma outra língua, é ótimo pra treinar (o ano todo, inclusive!). E você pode "criar" uma linguagem que só você entende, como por exemplo resumir o nome das pessoas, ou escrever as frases mais pessoais em um jeito diferente.

A melhor parte é a última mesmo: Quando você for mais velho, você vai poder relembrar os seus momentos, as coisas nas quais você se preocupava (cada coisa boba, rs).... enfim! Vale muito a pena.

Mas e vocês? Já conseguiram escrever um diário completo? Gostariam de escrever? Ficaram com vontade?
Me conte nos comentários ;)

Créditos: Jackie Dream

20 comentários:

  1. Eu já tive vários diários, mas nunca os mantinha.
    Agora que li esta postagem me bateu uma vontade de ter um diário "/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que booom!
      Aproveita que esse ano tá acabando, e já compra logo uma agenda para 2013 ;)
      Beijos e boa sorte com o diário.

      Excluir
  2. Já tive vários diários mas não escrevia muito sabe, então resolvi deixá-lo de lado, mas adorei as dicas!!

    Beijoss
    FlaviaAle
    http://tignteen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs, muita gente fez isso.
      Mas então... tenta começar um novo diário pro ano que vem =D
      Seguindo as dicas, dá certo.
      beijos.

      Excluir
  3. Eu acho que todo mundo já teve um diário. Mas manter um diário é uma tarefa complicada. Eu, como sou muuito esquecida, nem adianta começar, eu sempre esqueço de continuar kkkk

    Beijosss
    delicadissima.com

    ResponderExcluir
  4. Diário é uma coisa muito séria e algo que pode deixar sua vida organizada, só vai depender de como a pessoa vai usar..

    www.ecleticus.com

    ResponderExcluir
  5. já tentei mil veze ter diario,fico com preguiça e minha letra sai uma bagaça! kk cmg não dá!

    http://conectadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi amada passei para desejar um feliz natal

    Deixei uma mensagem no meu blog p/ vc amiga blogueira, beijos grandes.

    ( ᐵ ᗜ ᑈ)ᘉ Endereço>> Dany's Place Tutorial
    ▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓▓

    ResponderExcluir
  7. Começar um diario é sempre empolgante, mais tem dias que dá preguiça de escrever principalmente nos dias que não acontece nada.
    Eu tenho um diário mais não escrevo todos os dias, só quando acontece algo bem interessante.
    http://plumasepaets.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Esses dias eu comecei a fazer o meu só que ainda estou decorando para começar a escrever ano que vem ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Ah eu já tive um diário mas não deu muito certo :(, já tive vontade de fazer outro mas a falta de tempo e a preguiça impedem :/
    Feliz Natal e um próspero ano novo!!!
    Beijuuu

    blogandoseuassunto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Feliiiz natal minha linda. Que Deus te abençoe grandemente. To seguindo seu blog já linda, ta bom? Se quiser dar uma passadinha no meu blog fique a vontade.


    cupcakeofchocolate.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Acho legal ter um diário, melhor ainda é reler aqueles bem antigos, é tão nostálgico.

    http://www.fashionice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! O melhor de ter um diário é isso.

      Excluir
  12. Nunca que os meus diários deram certo, mas eu gostei bastante das dicas e já estou pensando em comprar um novo hehe. Beijos!

    Sweet Teen

    ResponderExcluir
  13. A, me deu uma vontade de ter um diario. Quando eu era menir so esvrevia coisas bobas tipo o que almoçei, o que deu na cantina da escola, o que passou na tv, enfim. Acho que por isso eu nao comseguia manter. Amei as dicas!

    ResponderExcluir
  14. A, me deu uma vontade de ter um diario. Quando eu era menir so esvrevia coisas bobas tipo o que almoçei, o que deu na cantina da escola, o que passou na tv, enfim. Acho que por isso eu nao comseguia manter. Amei as dicas!

    ResponderExcluir