quarta-feira, 6 de março de 2013

Perdendo o medo de falar outra língua


Olá pessoal. Sumida, eu? É, eu sei. Estou sem internet por enquanto, mas enfim...

Bom, acho que vocês já sabem que eu tenho uma paixão imensa pelo idioma inglês, né? Pois bem.
Hoje eu vou falar sobre o medo que muitas pessoas sentem em praticar outro idioma.

Exemplo: Você está fazendo curso do idioma "x", estuda bastante, gosta, mas chega na hora que tem oportunidade de falar... e trava!?

Gente, o medo é comum. É bem estranho mesmo, provavelmente você não está tão acostumado a ouvir sua voz em outro idioma; é normal o medo de errar na hora, mas... é errando que se aprende, não? Se você não tentar, nunca vai conseguir!

Vejo muitas pessoas que fazem curso de idiomas, mas chega a hora que, por exemplo, encontra com alguém que fala o idioma que a pessoa está estudando, e a outra pessoa quer praticar, quer conversar, ou então a pessoa encontra algum estrangeiro por aí e tem a oportunidade de conversar com ele... mas fica com medo. Bem chato, né?


Bom, tem certas atividades que você pode fazer pra perder o medo de falar outra língua:

1) Gravar sua voz falando em outro idioma;
2) Gravar vídeos lendo textos ou então conversando com a câmera e postar no YouTube pra pedir a opinião do pessoal de fora sobre como está o seu aprendizado.
3) Abre a boca e fale =)

Pois é, não há nada melhor do que abrir a boca e falar! =) Olha quantas oportunidades você estaria perdendo se estivesse num lugar cheio de estrangeiros que falam a língua que você está estudando, e você não falasse com nenhum deles.


Experiência própria: Uma vez, quando fui no Pão de Açúcar, lá tinha mais estrangeiros do que brasileiros (juro!), e chegou um momento que parecia que só eu e minhas primas falávamos português lá. Eu me senti estrangeira por um momento, rs. Só que eu saí de lá sem falar com ninguém!!! Cheguei em casa frustrada por não ter praticado meu inglês em meio a tantas oportunidades.
Então, na outra semana, quando fui visitar o Cristo, não perdi tempo e puxei conversa com duas britânicas (Cindyintrometida)  e simplesmente pratiquei. Foi ótimo! Já conversei com um holandês (num passeio da escola, estavam todos em volta, foi bem legal), com essas duas moças britânicas, com americanos...

Então é isso gente, pra perder o medo de falar, é só abrindo a boca e falando ;)

2 comentários:

  1. Desde do ano passado que tenho aulas de inglês mas ainda tenho certas dificuldades em falar mas com um pouco mais de esforço eu consigo porque quem sabe lá pra frente eu preciso né =D

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh é, se dedica mesmo, lá na frente vai fazer toda a diferença!! =D

      Excluir